Sobre Nós

Banda Marcial localizada na cidade de Igarassu, estado de Pernambuco, Brasil. Com uma Formação instrumental baseada em metais e percussão, contando com um contigente médio de 100 jovens, na faixa etária entre 11 e 17 anos residentes em igarassu e região. Todos ,os jovens músicos, oriundos do Projeto "Musico Cidadão" realizado pela instituição em Parceria com Prefeitura Municipal de Igarassu e a escola estadual João Pessoa Guerra. A banda tem como titulos mais representativos :

  • Campeã Pernambucana Infanto Juvenil 2011
  • Campeã Concurso Nacional 2006   Campo Grande - MS
  • Campeã Norte e Nordeste 2005  São Luis - MA
  • Bicampeã Norte e Nordeste 2008 Igarassu - PE

Nossos Usuários

Hoje a entidade atua no aproveitamento de jovens, em situação de carência, na faixa etária de 11 a 17 anos, moradores de Igarassu e preferencialmente alunos de escolas públicas, propiciando a inserção destes indivíduos através da música, dança e teatro, utilizados no programa da escola de música e da Banda Heitor Villa lobos. Hoje atendemos aos alunos vindos de todos os bairros de Igarassu e região.

História de Nosso Projeto

 

A BANDA MARCIAL HEITOR VILLA LOBOS foi fundada em 26 de julho de 1991, por alunos da Escola Estadual João Pessoa Guerra e comunidade do Município de Igarassu. Seus fundadores foram Israel Heleno de Oliveira e Antonio Carlos da Silva, ex-presidente do grêmio escolar e primeiro regente da banda, respectivamente. Reuniram a comunidade estudantil e moradores vizinhos à escola em torno da idéia de fundar uma instituição com intuito de desenvolver ações que possibilitassem o ensino da música para os alunos da escola e jovens da comunidade. A partir da idéia de formação da banda, conseguiram reunir 26 jovens que arregaçaram as mangas para realização dos objetivos acima mencionados. Sem apoio dos governos estaduais e municipais da época, elaboraram campanhas para arrecadação de fundos para compra dos instrumentos e fardamento para formação da banda, e assim, consecutivamente, a primeira escolinha de música onde as aulas eram ministradas por voluntários.

 

No dia 27 de setembro de 1991, no desfile cívico municipal, lá estava à realização de um sonho e prova da união de um grupo, nascia a Banda Marcial Heitor Villa Lobos, “Força, Garra e Determinação”, Forjada no trabalho de seus alunos e na colaboração da comunidade. Com a realização de sua primeira apresentação surge a necessidade de procurar meios de manter e desenvolver a banda e ao mesmo tempo beneficiar a comunidade, a idéia encontrada foi a criação da ONG Sociedade Cultural de Igarassu através da qual poderiam buscar parcerias e patrocínios.

 

Em 1996 firmam o primeiro convênio, com a Prefeitura municipal, para desenvolver o projeto “Músico cidadão”, nesse projeto a banda instrui através da música e cidadania crianças e jovens em situação de risco social de comunidades carentes de Igarassu, em troca de uma subvenção mensal para cobrir os custo dessa atividade. E foi assim que alugaram um prédio e instituirão a Escola de Musica Heitor Villa Lobos. Adquirindo o instrumental necessário e contratando professores especializados para formação, musical e social, de seus componentes.

 

A banda manteve os laços com sua escola genitora, absorvendo e capacitando gratuitamente a comunidade estudantil e representando o “João Pessoa Guerra” em todas as atividades que participam até hoje, inclusive as municipais. Tendo no momento um quadro de 80 jovens, na faixa etária de 11 aos 17 anos distribuídos entre a corporação musical, corpo coreográfico e escola de música. Os projetos desenvolvidos pela Banda no âmbito da educação musical e resgate da cidadania, vêem gerando frutos, pois alguns alunos através dos conhecimentos adquiridos em na escola de música e na experiência adquirida na banda, conseguiram chegar à profissionalização, sendo membros hoje das maiores orquestras e bandas de nosso estado e região, a exemplo do ex-aluno Célio Coelho de Melo, Percussionista concursado, da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Toni Carlos Correia, Trombonista Cachê da Orquestra Sinfônica de Pernambuco, o ex-aluno Kleber Silva, Trombonista da Banda Calipso, entre outros.

 

A banda participa anualmente de vários certames a nível estadual, regional e nacional, acumulando os títulos de tetracampeã de concursos estaduais, bicampeã Norte e nordeste (em São Luis - MA) e Campeã Nacional (em Campo Grande – MS). Através destas competições os alunos têm oportunidade, de além de visitar várias cidades do País e trocar idéias e experiências com os alunos oriundos destas regiões, se capacitar e conhecer a diversidade cultural, social, geográfica e musical brasileira, o que sem dúvida alguma aumenta potencialmente sua auto-estima e interesse na profissionalização da música.